ENSINO

Novo Reitor assume cargo no Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Após sete anos comandando o ITA o Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia passa o Cargo de Reitor ao Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi
Publicada em: 25/01/2024 20:25
Imprimir
Fonte: ITA, Tenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

Após sete anos à frente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia passou o cargo de Reitor ao Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, nesta quinta-feira (25).  O novo Reitor é Engenheiro Aeronáutico formado pelo Instituto na turma de 1982 e atuará no quadriênio de 2024-2027. 

A cerimônia, realizada em São José dos Campos (SP), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; do Comandante de Preparo (COMPREP) Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias; além de professores, alunos, pesquisadores e demais autoridades civis e militares.

Em suas palavras, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, agradeceu a passagem do Professor Doutor Anderson e a chegada do Professor Doutor Lorenzi. “É um orgulho comandar uma Força Aérea. Eu diria que isso é sublime, mas comandar uma Força Aérea que tem o ITA como Instituição master do ensino superior no Brasil e no mundo, isso é divino”, finalizou.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros falou sobre a emoção em proferir as palavras na troca de Reitor, no ano em que comemora 120 anos do Marechal Casimiro Montenegro, idealizador do ITA. “Durante todo o ano de 2023, a Força Aérea celebrou os 150 anos de nascimento de Santos Dumont. Em 2024, nós iremos comemorar os 120 anos de outro notável brasileiro, um verdadeiro herói do seu tempo e ainda dos dias atuais, o Marechal Casimiro Montenegro Filho", comentou.

Ao se despedir, o  Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia relembrou o momento em que assumiu o cargo há oito anos. "Entrego agora, em 2024, o cargo, agradecendo ao Comando da Aeronáutica a confiança a mim creditada para dirigir essa Instituição, que é um orgulho brasileiro e já impactou a sociedade brasileira com cerca de 7.000 engenheiros ao longo dos últimos 74 anos. É uma honra poder descerrar meu retrato na galeria de ex-reitores pela segunda vez”, concluiu. 

Novo Reitor

O Professor Doutor Guilherme Lorenzi é pós-graduado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), Mestre em Tecnologia e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atuava na Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná até assumir o cargo de Reitor do ITA. 

Em seu discurso, o novo Reitor falou sobre a alegria em assumir a função. “Excelência é uma das principais características que marcam a trajetória do ITA, excelência de ensino, pesquisa, corpo docente e discente, excelência de pesquisadores e servidores”, destacou.

Perspectivas 

No dia 19/01, foi lançada a pedra fundamental do primeiro campus avançado do ITA no Nordeste. As novas instalações serão construídas na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), onde ocorreu a cerimônia de lançamento e assinatura do decreto de implantação do novo campus.

Na oportunidade, o professor Lorenzi falou sobre a importância do novo campus e os desafios. “É importante entender que somos um único ITA, teremos simplesmente um campus que está sendo inaugurado numa outra localidade”, disse.

A escolha do novo Reitor foi realizada após o trabalho de uma Comissão, composta por cinco membros com experiência em ensino universitário ou pesquisa, e foi designada pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, para conduzir todo o processo seletivo de escolha do novo líder do ITA.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER